• Sun City Ibérica

Teletrabalho tem fim à vista? Descubra as vantagens e desvantagens!

Atualizado: 17 de set. de 2021

A pandemia por Covid-19 veio transformar muitas indústrias, acelerar outras e reinventar outras tantas. O teletrabalho foi uma realidade que “bateu” à porta de muitas empresas e que pretende ser mantido após o término da Covid-19.

É certo que nem todos os trabalhos são passíveis de optar por um regime em teletrabalho, mas aqueles que são apresentam inúmeros benefícios e alguns obstáculos pelo meio.

Mas afinal, perguntam vocês, o teletrabalho terá fim à vista?

A resposta é: depende da empresa, depende da indústria, depende de inúmeros fatores. Vamos conhecer as vantagens e desvantagens, aplicadas a indústrias e setores onde seja possível adotar o regime em teletrabalho.


teletrabalho


As vantagens

  1. Autonomia e flexibilidade: como o colaborador pode organizar a sua agenda de trabalho, permite com que este apresente um trabalho mais eficaz e eficiente. Esta autonomia leva a que o trabalhador trabalhe mais horas e entregue trabalhos em timings mais apertados sem nenhum descontentamento. O equilíbrio das suas tarefas pessoais e profissionais faz com que a felicidade do colaborador esteja plena.

  2. Eliminação de tempos mortos: quando vamos para o trabalho existem tempos mortos, como deslocações à empresa, pausas prolongadas com colegas, entre outros.

  3. Redução de custos e menos poluição: elimina-se a necessidade de deslocamento até a empresa, eliminando custos com transporte e, consequentemente, haverá uma redução da poluição.

  4. Aumento da produtividade: segundo um estudo com 22.500 trabalhadores do professor da Universidade de Stanford, Nicholas Bloom, ficou demonstrado que, graças ao teletrabalho, o nível de produtividade aumentou 2,7%.

  5. Custos mais baixos para a empresa: há redução de custos para minimizar o espaço e a logística dos escritórios.


Trabalhar em casa


As desvantagens

  1. Não diferenciar a vida profissional da vida pessoal quando dada no mesmo local: é importante diferenciar, em casa, um local para a vida profissional e outro local para a vida pessoal. Caso contrário, pode levar à exaustão e falta de produtividade.

  2. Mudança nas relações entre os trabalhadores: o ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento produtivo. Por isso, o teletrabalho pode prejudicar o desempenho por não compartilharem o mesmo ambiente. Recomenda-se reuniões diárias online e reuniões presenciais pelo menos 2 vezes por semana para manter esta relação entre equipa e não levar ao desânimo.

  3. Perda de sentimento de pertença: estar longe do núcleo da empresa e da comunicação interna pode influenciar o desenvolvimento profissional e a motivação dos trabalhadores.

  4. Aumento do estilo de vida sedentário que pode evoluir para aumento de problemas físicos, como dores nas costas.


Retira-se que o regime misto seria a opção ideal para o colaborador e uma empresa, na medida em que iriam manter uma harmonia de satisfação e felicidade e aumentar os níveis de rendimento de uma empresa. A decisão final cabe sempre a qualquer empresário e nenhuma indústria ou cargo de trabalho são comparáveis.

A pensar nas empresas que pretendem adotar um regime misto ou manter o regime de teletrabalho, a Sun City desenvolveu uma coleção “Back To Work”. Uma coleção que é sustentada por modelos de outono/inverno com designs e fittings apropriados para uma reunião online. A Sun City contou com as mais incríveis licenças, como: Harry Potter, Looney Tunes, Ricky and Morty, Mortal Kombat, Marvel, Nasa, Tom and Jerry, Mickey Mouse, Avengers, Pokémon, Minnie Mouse, Peanuts e muitos mais, para o desenvolvimento de um incrível trabalho.


Coleção disponível apenas para adulto, consulte aqui o catálogo e faça a sua pré-encomenda.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
teste logos.png