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As melhores estratégias para aumentar as vendas neste Natal

  • Foto do escritor: Sun City Ibérica
    Sun City Ibérica
  • 8 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

O Natal é uma das épocas mais aguardadas pelos comerciantes por ser um período de grandes vendas que tende a ajudar a equilibrar as contas, principalmente em anos de pandemia, como este.

Segundo vários especialistas, as compras natalícias começam dois meses antes do Natal. Desde a instabilidade financeira ocorrida em 2014 que o consumidor é muito mais ponderado e organizado no que concerne à realização de compras, em especial no online. Compras por impulso no online são cada vez mais escassas. Em contrapartida, nas lojas físicas, são frequentes, especialmente na época natalícia. Esta é a sua janela de oportunidade. Estamos perante um consumidor mais ponderado, que realiza a sua pesquisa e que pensa 2 vezes antes de realizar uma compra.

Como aumentar as vendas no Natal e manter um retorno do seu investimento positivo?

1. Garantir stock Compre em maior quantidade para ter um abastecimento que corresponda às expetativas dos seus clientes. Atenção: deverá fazê-lo com organização e planeamento logístico. O seu stock deverá estar organizado por características de produto ou perfil de consumidor para que a sua equipa consiga identificar facilmente os produtos. Desta forma, os seus clientes ficarão mais satisfeitos e fidelizados, pela forma rápida e eficaz com que consegue satisfazer os seus pedidos.


2. Prepare a sua equipa Uma equipa bem preparada, treinada e incentivada vai fazer toda a diferença. Caso tenha poucos funcionários, pense em contratar mais em regime de horas e prepare-os com tempo. Contrate 1 mês antes para que os possa preparar para esta que e uma das épocas mais movimentadas. Apresente o seu conceito, as suas metas, perfil de cliente e ensine truques de dicas e linguagem verbal, corporal e visual de vendas.





3. Comunique com os seus clientes Prepare os seus clientes para a compra antes do Natal. Crie um plano de comunicação que englobe envio de newsletters e comunique as suas promoções/ações de venda através dos seus diversos meios de comunicação.

4. Prepare uma estratégia de promoção

Estude o seu cliente, os seus concorrentes e a situação financeira da sua loja e prepare as promoções mais cativantes do mercado.

5. Aposte em soluções 360º

As compras de natal começam bem antes do natal e englobam diferentes pontos de contacto com o consumidor, muitas delas e sem que o consumidor se aperceba. Desde o marketing offline até ao digital, tudo deve ser pensado até ao mais infimo pormenor. Se não consegue abarcar uma solução 360º dentro de portas, procure um parceiro que o acompanhe neste processo e que lhe retire tempo desnecessário. Desta forma, terá mais tempo para pensar noutras questões fundamentais para o sucesso do seu negócio. É importante ter um plano estratégico, um plano de vendas e um plano de comunicação e marketing digital que vá ao encontro da elaboração de montras físicas, pontos de vendas, branding natalício, escolha de produtos e publicidade offline e online.





6. Garanta Pontos de Venda de Pré-Vendas Este ano, o consumidor terá planos para as compras de Natal na tentativa de garantir melhores preços. A valorização de comunicações em PDV (pontos de venda) com antecedência é uma maneira de os relembrar que a data se aproxima e, desta forma, estará a atraí-los para a sua loja. 7. Abuse de ações promocionais

Seja criativo, analise o seu cliente e compare-se à concorrência. Ações promocionais são um ótimo gatilho mental para converter uma venda. Experimente criar kits promocionais, vales de desconto, ofertas simbólicas, entre muitas outras estratégias. 8. Diversifique as formas de pagamento Garanta diversas formas de pagamento para que isso não seja um entrave no ato da compra.



A SunCity poderá ajudá-lo a garantir o melhor natal de sempre na sua loja.


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