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9 fatores-chave para o sucesso do licensing em 2021

Atualizado: Abr 6

Que o licensing é um agregador de valor para os produtos já todos sabemos. Mas este ano a aposta em licensing é ainda mais importante na sua estratégia de vendas.


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2020 foi, sem dúvida, um ano muito controverso e com bastantes adversidades. A pandemia mundial por COVID-19 afetou todas as indústrias e setores em geral e veio mudar as estratégias das empresas. Cada vez mais, é visível a necessidade dos negócios se reinventarem e adaptarem os seus objetivos perante este novo contexto. Conheça9 fatores-chave que deve ter em consideração durante a implementação de uma estratégia de vendas pós COVID-19.



1. Desafios do setor A aposta num negócio omnicanal nunca fez tanto sentido quanto hoje. A integração entre o físico e o online oferece ao seu cliente um serviço melhor, mais preciso e com melhor qualidade. Adaptar-se aos novos gostos, interesses e tendências de hábitos de compras dos seus clientes, definirá o seu sucesso no mercado. Este fator não se aplica apenas a retalhistas mas também a fabricantes. Os fabricantes devem desenvolver produtos inovadores que aportem valor aos seus clientes, ao consumidor do seu cliente e às marcas que representam.

2. Evoluir o seu modelo de negócio Para se manter competitivo no mercado, deve reinventar-se, mudar o seu modelo de negócio e evoluir. A pandemia de 2020 veio acelerar a mudança dos hábitos de consumo, o que trouxe a necessidade das indústrias e retalhistas mudarem rapidamente o seu pensamento e adaptá-lo ao que o seu cliente ou consumidor pretende. Esta mudança tem de ser feita rapidamente. Não pode pensar em implementá-la no próximo ano, porque no próximo ano poderá não fazer sentido. Deve acompanhar as tendências e os hábitos de consumo atuais. Hoje é um bom dia para mudar e evoluir.


3. Transformação digital

A comunicação externa com clientes e parceiros tornou-se mais digital do que nunca. Muitas das empresas de licensing tiveram de criar showrooms virtuais, apresentações com videoconferência e enviar material digital para os seus clientes de modo a acompanhar as transformações do mercado. O processo de transformação digital é um fator-chave que deve incluir na sua mudança estratégica.

4. O papel das plataformas de conteúdo Atualmente, o consumidor está habituado a consumir o conteúdo que deseja, na hora que deseja e na plataforma que prefere. Deste modo, o consumo de conteúdos em plataformas digitais e de streaming têm vindo a acelerar-se, bem como as empresas do setor audiovisual. Nesta linha de pensamento, espera-se que, em 2021, continue a existir um crescimento ainda mais acentuado, debruçado nesta vertente. Se as plataformas de conteúdo fazem sentido para o seu modelo de negócio, não perca tempo e aposte neste segmento


5. Formato digital Se analisarmos cuidadosamente as licenças propostas por proprietários e agentes como as mais destacadas para 2021, observamos claramente uma mudança no gosto do consumidor. Embora a televisão e cinema tenham um peso muito acentuado no mercado, é cada vez maior a aposta em marcas cuja origem se encontra no meio digital, como por exemplo, YouTube, videojogos e redes sociais. Os gostos tendem a afunilar para uma vertente de lifestyle e gaming.

6. Licenças multi-gerações Licenças vocacionadas para bebés e crianças continuam a dominar o mercado das licenças. No entanto, o mercado exige cada vez mais marcas com as quais diferentes gerações se possam identificar. Quer seja porque a licença é voltada para o público familiar, quer seja por nostalgia, a verdade é que existe uma grande aposta em marcas que consigam ser transversais e multi geracionais, passíveis de atingir um público vasto e de entrar no segmento “mini me”.

7. Mercado de brinquedos licenciado Os atrasos no lançamento de filmes têm afetado, sobretudo, a categoria de produto de figuras de ação. Apesar das vendas de brinquedos licenciados terem descido substancialmente relativamente ao setor dos brinquedos como um todo, ganhou uma considerável representação no mercado total. As licenças que estão a agregar valor acumulado por ano são: Star Wars, The Mandalorian, Super Mario, Harry Potter, De Volta Para o Futuro e Scooby-Doo.

8. Mudança dos hábitos de compra

O crescimento exponencial do e-commerce, apesar de ter sido um crescimento expectável, marcou, sem dúvida, o modelo de negócio de todas as indústrias. Agora, o consumidor prioriza uma compra mais rápida e concreta. Como já não é tão comum ir às compras fisicamente, as compras por impulso diminuíram.


9. O cliente de produtos licenciados Cada vez mais, o consumidor está exigente no que diz respeito à escolha de um produto. Este ano, verificou-se uma escolha mais racional na tomada de decisão de compra, influenciada pela a perda de rendimento das famílias, mas também devido à informação disponível no digital. Atualmente, o cliente tem, à distância de um clique, toda a informação necessária sobre um produto e pondera bastante antes de efetuar uma compra. Importante ressaltar que o consumidor atual mostra uma grande preocupação com o meio ambiente e deseja produtos práticos e fáceis de usar.

Após ler este artigo, é colocar as mãos na massa, reinventar-se, adaptar a sua estratégia e alavancar as suas vendas. Se necessitar de aconselhamento de licensing para o setor têxtil, pode contactar a Sun City Ibérica, especialista há mais de 25 anos no licensing para o setor têxtil – geral@suncityiberica.pt.


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